Existe certa confusão dos profissionais de TI sobre estes dois protocolos quase homógrafos, tanto a isso quanto devido às suas naturezas muito próximas.

A diferença entre NTP e SNTP está forma de verificação de erros e a correção real para o próprio tempo.

Qual eu devo usar NTP ou SNTP?


O NTP é um dos protocolos mais antigos da Internet atualmente em uso. O NTP foi desenvolvido para disseminar o tempo exato para os clientes em torno de uma rede de computadores. Já o SNTP (Não confundir com SMTP) é uma implementação muito menos complexa do NTP. SNTP carece de muitos algoritmos de sincronização complexa utilizados pelo NTP o que o torna ideal para aplicação em computadores de pequeno porte.

Os pacotes de protocolo NTP transferidos entre um servidor NTP e cliente são idênticos aos pacotes SNTP. Cada campo em um pacote NTP de informação tem um campo correspondente em um pacote SNTP. Pacotes de protocolo NTP são totalmente intercambiáveis ​​com pacotes SNTP protocolo. Na verdade, um servidor NTP não tem como dizer se um pedido de tempo originado de um cliente NTP ou SNTP.

A diferença entre o NTP e protocolos SNTP está contida dentro das rotinas sofisticadas utilizadas para implementar os protocolos. O NTP tem rotinas sofisticadas projetadas para monitorar as referências de tempo múltiplos e decidir qual é a referência ideal. O NTP monitora constantemente as referências múltiplas de tempo e decide qual é o melhor para sincronizar. O NTP corrige o tempo de giro do relógio do sistema. Relógio do host do sistema é acelerado ou desacelerado lentamente para alinhá-lo com uma referência de tempo externa precisa. O NTP tem algoritmos de sincronização complexos que permitem calibrar o relógio do sistema para combinar com a frequência de um relógio de referência.

O SNTP é uma versão simplificada do sub-conjunto de algoritmos usados ​​pelo protocolo NTP. O SNTP ajusta passos com a hora do sistema hospedeiro ao invés de girar lentamente para a hora correta. Ajustar a hora do sistema em etapas pode causar problemas de tempo em aplicações críticas. O SNTP também não possui a funcionalidade de vários monitores NTP de referência para decidir sobre a fonte ideal de tempo. Em vez disso, utiliza uma lista de referências e, em caso de falha de uma referência que se move para a próxima.

O protocolo SNTP é mais adequada para sincronizar computadores nas extremidades de uma rede de computadores. É ideal para processadores menos potentes, tais como micro-controladores e sistemas embarcados, que não requerem a precisão de NTP. Os algoritmos complexos de NTP não podem ser implementados em computadores de pequeno porte. NTP é ideal para uso em sistemas dedicados e que necessitem de um servidor NTP e sincronização de grandes redes de computadores. Aqui, o tempo exato pode ser de extrema importância e as rotinas sofisticadas empregadas por sincronização, e o NTP ajudará a mantê-la.

Resumindo:


SNTP - Simple Network Time Protocol
- Utilizado em hosts, normalmente de menor poder computacional, pontas de redes e quando o tempo não é tarefa crítica.


NTP - Network Time Protocol - Específico para roteadores, redes onde a questão de sincronização de tempo é crítica para aplicações.






                Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com



Confira mais Curtindo nossa pagina do facebook


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top