1.5 – Aplicações

Hoje em dia a utilização das WLANs deixou de estar restrito a grandes empresas ou faculdades. Com os preços dos equipamentos mais acessiveis, elas acabaram atraindo a atenção do usuário comum devido a sua ampla gama de possibilidades de utilização. Vejamos os mais comuns.

» Expansão da Rede Cabeada

Podem haver casos em que a expansão de uma rede seja inviável devido ao custo proibitivo da estrutura necessária para o cabeamento adicional (cabos, contratação de instaladores e eletricistas), ou casos onde a distância pode ser muito grande (acima de 100 metros) para se usar cabos CAT5, como em uma loja de departamentos por exemplo. Em tais casos WLANs certamente serão uma alternativa de baixo custo e de fácil implementação.

Figura 4 -

» Conexão entre prédios

É muito comum uma empresa ter escritórios em prédios diferentes que necessitam estar conectados a mesma infra estrutura de rede. O que era comum para atingir esse objetivo era alugar linhas privadas de uma companhia de telefonia ou utilizar passagens subterrâneas para a infra de cabos. Esses métodos eram dispendiosos e demorados para implementar. WLANs surgem como uma alternativa de rápida implementação e de baixo custo comparados aos métodos tradicionais. A comunicação entre os prédios se torna possivel graças as antenas e aos equipamentos wireless de cada um deles.

A comunicação pode ser realizada basicamente de duas formas no que se refere a  conectividade prédio a prédio.

PTP – Ponto a Ponto. São conexões wireless entre dois prédios e usam antenas direcionais de alto ganho em cada um deles.

Figura 5 – Comunicação Ponto a Ponto

PTMP – Ponto-Multiponto. São conexões wireless entre 3 ou mais prédios, sendo que um atua como central. No prédio central usa-se uma antena omni-direcional e nos outros antenas direcionais.

Figura 6 – Comunicação Ponto Multiponto

Obs: Em ambos os tipos de comunicação é fundamental haver visada direta entre as antenas.

» Serviços de Última Milha

Esse tipo de serviço é largamente utilizado por provedores internet para levar o acesso a internet até a uma localidade remota que não dispõe dos meios tradicionais de acesso em banda larga (xDSL e cable modem).

A grande vantagem é que os custos de instalação são bem menores se comparados aos métodos tradicionais, mas sempre tem que ser levado em conta a situação e a relação custo x benefício. Da mesma forma que provedores xDSL tem problemas com distâncias grandes a partir do escritório central e provedores de cabos tem problemas com a meio sendo compartilhado pelos usuários, provedores wireless tem problemas com telhados, arvores, montanhas, torres e muitos obstáculos.

Embora provedores wireless não tenham uma solução a prova de falhas, eles podem levar seus serviços até onde outros de tecnologias tradicionais não conseguem.

Figura 7 – Serviço de Última Milha

» Mobilidade

Uma das principais características da tecnologia wireless é a mobilidade, que por sua vez pode acarretar em um aumento real de produtividade em determinados casos, tais como uma loja de departamentos.

Em uma loja de departamentos os funcionários responsáveis por catalogar os produtos, podem estar munidos de scanners de mão wireless e estes por sua vez estarem conectados a um computador central por meio de uma rede wireless. Existe uma economia de tempo brutal nesse caso e um consequente aumento de produtividade porque não há necessidade da entrada de dados manual através de um terminal ligado ao computador central por meio de cabos. Os dados são transferidos automaticamente.

» Escritórios Móveis

Imagine que você tem uma empresa de treinamento e gostaria de divulgar seus serviços ao público em geral. Sua empresa possui um trailer e seu desejo é usá-lo como uma sala de aula móvel com acesso a internet e poder também divulgar serviços oferecidos pela sua empresa. Uma boa maneira de viabilizar isso seria com a tecnologia wireless.  Para tal seria necessário uma antena omni-direcional posicionada no topo do prédio da sua empresa e outra direcional de alto ganho no alto do veículo, além dos computadores e mais alguns equipamentos.  Lembrando que a sua mobilidade estaria restrita a área de cobertura da antena omni-direcional.

» Hotspots

São pontos de acesso wireless que permitem ao usuário conectar-se na internet estando em locais públicos como aeroportos, shoppings, hotéis, cafeterias e outros...
Bastaria um laptop com um PCCard e uma conta de acesso da provedora do serviço para estar navegando na internet nesses locais, não esquecendo que o usuário é cobrado pelo uso do serviço.

» Uso doméstico

Na sua casa você pode ter mais de um computador que necessita de acesso a internet. Normalmente você necessitaria levar cabos para esses computadores adicionais a partir do hub em que também está conectado o computador que acessa a internet.

Com a tecnologia wireless a passagem de cabos se torna desnecessária (o que muitas vezes pode resultar em significativa economia de tempo) e se você tiver um notebook você ganha mobilidade. Imagine poder acessar a internet do seu notebook estando em qualquer cômodo da casa? Ou ainda no caso do computador, mudá-lo do quarto para a sala se houver necessidade, sem se preocupar em passar cabos?

No que se refere ao custo, instalar uma rede wireless ainda é bem mais caro que uma rede cabeada, mas os benefícios compensam. A tabela abaixo ilustra a diferença de custo (preços médios) para 2 computadores (um notebook e um desktop), distantes 15m do hub ou switch. O notebook e o desktop já possuem placa de rede.

Figura 8 – Rede doméstica wireless com acesso a internet


Fonte: juliobattist

            Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com

Robson Nunes Argolo
100% Geek & Gamer! Estudante de SI, amante de Games e de tudo interligado ao mundo Tecnológico

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top