De acordo com um estudo realizado em Berlim, jogar videogames pode aumentar o volume de certas regiões do cérebro. Publicada no periódico Molecular Psychiatry, a pesquisa foi realizada pela equipe do Max Planck Institute for Human Development, da Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus

Os autores do estudo tinham o objetivo de analisar as maneiras que videogames podem afetar a plasticidade estrutural do cérebro - ou seja, a habilidade do nosso cérebro de mudar sua estrutura física com o tempo - a partir da ideia inicial de que jogar é uma “atividade muito penetrante”, que cria uma demanda de ações cognitivas e motoras e pode ser comparada a “um treino intenso de diversas habilidades”

Para investigar a teoria, os pesquisadores pediram para que 23 adultos com uma idade de 24 anos para jogar “Super Mario 64” por, pelo menos, meia hora por dia, todos os dias por dois meses. Comparado ao grupo de controle de adultos que não jogaram o game durante o estudo, os jogadores mostraram um “evidente aumento de substância cinzenta” em três áreas do cérebro que são responsáveis por funções como navegação espacialplanejamento estratégicomemória ehabilidades motoras.

“Enquanto estudos anteriores mostraram diferenças na estrutura cerebral de gamers, o estudo atual pode demonstrar a conexão causal direta entre jogar videogames e o aumento do volume do cérebro”, explicou Simone Kühn, cientista sênior do Center for Lifespan Psychology at the Max Planck Institute for Human Development e líder da pesquisa. “Isso prova que regiões cerebrais específicas podem ser treinadas através de videogames”.

É isso, a ciência está ao nosso lado.

Fonte: Pop

             Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top