Passada a empolgação da Copa do Mundo, o Brasil já é sede de outra competição internacional. Trata-se da Robocup, uma espécie de Copa Mundial de robótica, realizada pela primeira vez na América Latina. A cidade de João Pessoa, na Paraíba, foi a escolhida para acolher o evento, depois de bater Japão e Canadá na campanha de candidatura.

Durante a Robocup, as disputas são divididas entre cinco categorias, chamadas Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior. O destaque fica para o futebol de robôs, onde competirão estudantes brasileiros da Faculdade de Engenharia  Industrial de São Bernardo do Campo. A inteligência artificial das máquinas são capazes de ter autonomia completa na partida, sem interferência humana.

A meta da Robocup é alavancar o desenvolvimento da robótica ao ponto de permitir que aproximadamente na metade deste século, robôs humanoides consigam vencer o campeão da Copa do Mundo de futebol tradicional em uma disputa com as regras da Fifa. No momento, porém, é possível dizer que eles estão bem longe disso.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, pela Federação Mundial de Robótica em parceria com o Ministério do Esporte e várias universidades. O objetivo é promover pesquisas em robótica e inteligência artificial.

Fonte 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top