Uma terra quase sem lei, com uma “universidade” para hackers, um ranking com os mais bem-sucedidos cibercriminosos e uma lista dos IPs mais procurados pelo FBI – tudo acompanhado de um fórum para discussões internas. Poderia ser mais uma daquelas descrições mirabolantes sobre sites na deep web, mas não é nada disso. Todos esses elementos estão presentes em um jogo aberto, lançado por um brasileiro na semana passada, batizado de Hacker Experience – e que, a sua maneira, pode ser considerado um “GTA do cibercrime”.
O simulador é o primeiro projeto lançado por Renato Massaro, que trabalhou na criação de toda a estrutura “por diversão ou hobby”, como ele mesmo contou a INFO. Com 21 anos e estudando Ciências da Computação no interior de São Paulo, o jovem desenvolvedor começou a colocar ideias no papel ainda em 2005, quando ainda estava há alguns anos de entrar na universidade, e tentou executá-las por três vezes, pelo menos.
hacker
“Nas duas primeiras tentativas, parei na metade, ou por falta de tempo ou de conhecimento”, contou, por e-mail. “Já a terceira, comecei em fevereiro de 2012, um mês antes de entrar no curso – e ‘terminei’ agora no início de setembro.” Ou seja, foram dois anos e meio para criar a versão atual da aplicação, que roda direto no navegador.
A demora, justifica ele, está muito relacionada à faculdade, que tirava – e ainda tira – boa parte do tempo de Massaro. “Mas nos últimos seis meses, fiquei relativamente impaciente com essa demora e resolvi dedicar tempo integral ao jogo”, afirmou, dizendo ainda que deixou para implementar novas ideias apenas depois da conclusão do jogo, de forma a acelerar o desenvolvimento. “Faltei em várias aulas da faculdade e tive que cancelar várias disciplinas”, disse. “Mas acredito que valeu a pena” – e talvez por ter colocado em prática parte do que aprendeu na faculdade, como ele mesmo contou.
hackerexp
O jogo – A estrutura e a dinâmica do jogo, ambas desenvolvidas por Massaro, impressionam, de cara, pela complexidade. O visual remete ao do painel de controle do WordPress, e apresenta, primeiramente, informações de hardware (o computador do jogador e hacker) e gerais (reputação, tarefas e missões, por exemplo).
Logo abaixo, notícias mostram quem hackeou quem dentro da comunidade do game – sim, isso é possível –, um ranking classifica os melhores usuários em termos de reputação e uma lista exibe quais os IPs mais procurados pelo “FBI”. Por fim, o fórum e os anúncios dos administradores (Massaro, no caso) aparecem na parte inferior da página.
Visual apresentado, vamos à parte que interessa: o menu lateral dá acesso à tal Universidade, que ajudará você a começar a jogar e dará as primeiras missões. É por ela que os jogadores vão conhecer a fictícia Numataka Corporation, que desafia todo novo hacker a invadir o endereço da NSA – algo que ninguém nunca conseguiu fazer, segundo a mensagem.
Fora a escola, o menu mostra o gerenciador de tarefas e a “internet” do game, que funciona basicamente por IPs – como o da agência de segurança e os dos jogadores procurados pelos policiais. “Software”, por sua vez, mostra os programas que você tem à disposição para usar nas invasões e quebras de segurança, enquanto “Log de Dados” exibe todas as suas atividades (lembre-se de apagar tudo que aparecer por lá para não ser detectado) e “Hardware” traz dados sobre sua máquina e permite melhorá-la. Por fim, “Finanças” dá acesso ao banco e à carteira de bitcoins e “Banco de Dados” lista suas atividades e permite pará-las.
Apesar das linhas de código mostradas na página inicial de Hacker Experience, o processo de hack não é exatamente complexo e nem requer muito conhecimento técnico da parte do jogador. Pelo menos no início do jogo, as invasões exigem basicamente um programa (crack) adequado, o IP do alvo (que precisa estar acessível) e um pouco de agilidade para achar os arquivos necessários e apagar seus logs o quanto antes.
hackerexp
Inspiração e lançamento – Massaro, no entanto, não nega que, mesmo com as diferenças visuais, a inspiração para o projeto vem de antigos games do tipo – alguns até guardam semelhanças a animação apresentada ao acessar o site. “Acredito que eu tenha jogado praticamente todos desse gênero, e tentei tirar as melhores ideias de cada um, complementar com as minhas e criar algo novo”, disse, revelando ainda ter preferência por Uplink, da Introversion Software. “A única falha dele é que não há um modo multiplayer” – algo que o desenvolvedor incluiu no projeto mais novo antes de começar a divulgá-lo pela internet.
O lançamento de Hacker Experience, aliás, aconteceu no último dia 13 de setembro, quando o desenvolvedor colocou a página no ar – em inglês e português – e resolveu publicar o endereço no fórum Hacker News. A recepção do jogo, no entanto, foi bem maior do que ele mesmo esperava. “Para ser sincero, não esperava que alguém fosse jogá-lo e muito menos se interessar e viciar nele”, contou. “Só não desisti do projeto porque era apenas por diversão.”
Massaro conta que, em apenas dois dias, a página teve “milhões de visitas, aproximadamente 12 mil cadastros e 4 mil jogadores online ao mesmo tempo”. A demanda foi tanta que o desenvolvedor pensou até em vender o jogo, como mostra este post aqui, “simplesmente pelo fato de não dar conta de manter o suporte que os usuários merecem”.
Graças ao cansaço e ao grande número de mensagens, pedidos, sugestões e críticas recebidos, o servidor do jogo chegou a ser desligado, mas foi colocado de volta ao ar pouco depois. “Continua sendo difícil manter o contato necessário com todo mundo, mas as várias mensagens que recebi me fizeram perceber que vale a pena esse esforço extra.”
O bom número de acessos e jogadores simultâneos – número que está entre 1.000 e 2.000 – fez com que as tarefas fossem divididas pelo responsável, que conta agora com mais duas pessoas para ajudá-lo na administração. O comunicado da mudança foi feito no fórum interno do jogo, e no texto, o desenvolvedor atribui a novidade mais uma vez à faculdade. Aliás, Massaro está hoje no Canadá, em intercâmbio, e continua aproveitando as horas vagas para trabalhar em novos projetos pessoais.
Se quiser jogar, acesse Hacker Experience, dá para fazer login pelo Twitter ou pelo Facebook ou criar uma conta no site. O jogo é gratuito, mas dá a opção de desembolsar uma pequena quantia para eliminar os anúncios, que nem de longe atrapalham as invasões virtuais.
Fonte 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top