Tocava "5:15", da americana Bridgit Mendler, quando a Apple abriu as portas da sua primeira loja paulistana para alguns jornalistas, na manhã desta quinta-feira, 16. Dentro, poucos funcionários com a tradicional camisa polo azul, somados aos tradicionais balcões de madeira lisa com os produtos em exposição, deixam claro que esta unidade se diferencia pouco das mais de 400 que estão espalhadas pelo mundo.

A loja fica no primeiro andar do Morumbi Shopping, na zona sul da cidade. Olhando de fora, a desconformidade de cores entre os dois empreendimentos produz a estranha sensação de que a Apple é um enorme cubo de vidro enfiado num prédio de concreto desconhecido, como se ela sequer fizesse parte do centro de compras.

Embaixo da loja fica o átrio do shopping, um lugar aberto, de convivência, que costuma receber exposições e eventos sazonais - como a decoração de Natal. O espaço começou a ser reformado simultaneamente à montagem da Apple Store e foi entregue no fim de 2014, quando a retirada dos tapumes abriu a porta das especulações acerca da loja da maçã.

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Enrique Atienza, diretor sênior de Marketing da empresa, está no Brasil para acompanhar a inauguração, que será realizada no sábado, 18, às 10h - com a expectativa de que haja a também tradicional "fila da Apple", com direito a distribuição de camisetas aos primeiros 2 mil que entrarem ali (uma camiseta preta com o logo da maçã e a inscrição "Morumbi" no peito).

Uma vez lá dentro, os consumidores estarão sob os cuidados do gerente Fernando Piza e sua equipe, que conta com mais de 80 funcionários. São pessoas que enfrentam o processo de recrutamento há muitos meses, alguns chegaram a ser mandados à Califórnia para completar o treinamento e quem está atrás da Genius Bar teve de passar um tempo em Londres para aprender o que fazer.


ReproduçãoApesar de estar dentro de um shopping, com horário e tipo público limitados, a Apple tem fé de que a unidade paulistana concentrará um dos maiores fluxos de clientes no mundo. Ela tem um design que a empresa considera "convidativo a uma jornada" que inclui adquirir o produto e obter treinamento sobre ele. Há 169 pontos de conexão espalhados pelo lugar e uma internet sem fio de altíssima qualidade, algo comum em Apple Store
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A Genius Bar foi colocada ao fundo e tem atendimento 360º; antes dela ficam as mesas de treinamento personalizado e em grupo. Ali perto, nas laterais, as paredes são forradas com produtos pequenos como cabos, fones e capinhas, além do que a empresa vende de parceiros - o kit de lâmpadas inteligentes Hue, da Philips, está lá por R$ 1,3 mil.

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ReproduçãoHá fotos do Apple Watch, mas ele não está nem à mostra lá dentro. De resto, o consumidor encontrará iPhones do 5c ao 6 Plus, Macs, MacBooks, iPads, iPods e a Apple TV. Os serviços que a empresa oferece em outros países também estarão disponíveis em SP, incluindo as excursões infantis e as consultas especiais. O lugar ficará aberto de segunda a sábado das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, entre 14h e 20h.

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