É de fundamental importância o controle dos ativos de redes que você administra. Por isso, monitorar e gerenciar todos eles é imprescindível para definir medidas a serem adotadas para uma expansão na rede ou melhoria de determinados serviços. 


1. ALERTA

“Distributed, scaleable and flexible monitoring system.”
Ferramenta distruída e escalável, pois aceita alertas de múltiplas fontes de dados; tais como: Syslog, SNMP, Nagios, Zabbix e Sensu. Além de diversas integrações disponíveis, atráves de API. Assim, a maioria das ferramentas de monitoramento podem ser integradas facilmente. Além disso, através da linguagem Python, você pode programar eventos do sistema para enviar alertas.
É possível implementá-lo em ambientes AWS EC2, Vagrant, RedHat OpenShift, Packer, Docker, entre outros.

2. CACTI

“Web-based network monitoring and graphing tool.”
Uma solução completa para gráficos de rede projetada para aproveitar o poder do armazenamento de dados da ferramenta RRDTool, oferecendo funcionalidade gráfica para os dados coletados. Cacti suporte múltiplos métodos de captura de dados, através de ambiente intuitivo para uso em redes LAN de médio a grande porte; até, mesmo, redes mais complexas com centenas de ativos.

3. DASH

“A beautiful web dashboard for Linux.”
Ferramenta web simples para monitoramento de servidores Linux. Oferece gráficos em tempo real, widgets gerenciáveis e suporte a diversos módulos de monitoramento.

4. ICINGA

“Scalable Monitoring Open Source - Fork of Nagios.”
É um sistema de monitoramento escalável e extensível que verifica a disponibilidade de seus recursos, notifica os usuários sobre interrupções e fornece dados abrangentes de BI (Business Intelligence).

5. MONIT

“Small utility for managing and monitoring Unix systems.”
Monit é uma ferramenta leve para gerenciamento e monitoramento de sistemas Unix. Realiza manutenção e reparo automático, e pode executar ações circunstânciais significativas em situações de erro.

6. MUNIN

“Networked resource monitoring”
Permite monitorar o desempenho de computadores, da rede, de aplicações, entre outros. Em resumo, é ferramenta de monitoramento de recursos de rede.

7. NAGIOS

“Computer system, network and infrastructure monitoring software application.”
Oferece monitoramento completo e dispõe de alertas para servidores, switches, aplicações e serviços. Garante monitoramento da sua infraestrutura de TI por completo.

8. OBSERVIUM

“SNMP monitoring for servers and networking devices.”
É uma plataforma de monitoramento de rede que oferece auto-descoberta para uma vasta gama de tipos de dispositivos, plataformas e sistemas operacionais; onde inclui Cisco, Windows, Linux, HP, Juniper, Dell, FreeBSD, Brocade, o NetScaler, NetApp e muitos outros. Observium se concentra em fornecer uma interface bonita e poderosa, e simples e intuitiva.

9. SENSU

“Monitoring for today’s infrastructure”
Monitora servidores e serviços. Notifica sobre falhas, pois coleta e analisa métricas personalizadas. Fornece uma visão única e unificada da sua infraestrutura de rede.

10. SENTRY

“The web’s check engine light.”
Fornece relatórios de falhas em tempo real para as suas aplicações web, aplicações móveis e jogos.

11. ZABBIX

“The Ultimate Enterprise-class Monitoring Platform”
Ferramenta de nível empresarial projetada para o monitoramento em tempo real de milhões de métricas coletadas a partir de dezenas de milhares de servidores, máquinas virtuais e dispositivos de rede. Zabbix é Open Source e vem sem nenhum custo.

12. ZENOSS

“Award-winning Open Source IT monitoring software”
Zenoss oferece monitoramento para toda sua infra de TI. Entre as principais características, destaca-se a descoberta automática, o suporte de inventário, monitoramento de disponibilidade, facilidade na leiura de gráficos de desempenho e alertas sofisticados. É software livre, lançado sob a versão GNU General Public License 2.
Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top