Simples

Python é uma linguagem simples e minimalista. Ler um bom programa em Python é quase como ler em inglês, ainda que seja um inglês bem restrito. Este caráter de pseudo-código do Python é um de seus maiores pontos fortes. Ele permite que você se concentre na solução do problema e não na linguagem em si.


Fácil de Aprender. É extremamente fácil iniciar-se em Python. A linguagem possui uma sintaxe extraordinariamente simples, como já mencionado.
Livre e de Código Aberto
Python é um exemplo de FLOSS (Free/Libre and Open Source Software. Traduzindo, você pode distribuir livremente cópias deste software, ler seu código-fonte, modificá-lo, usar trechos em novos programas livres e tudo o que você quiser fazer. FLOSS é baseado no conceito de uma comunidade que compartilha conhecimento. Este é um dos motivos pelos quais Python é tão bom - ele vem sendo criado e constantemente melhorado por uma comunidade que simplesmente quer ver a Python cada vez melhor.

Linguagem de Alto Nível

Quando você escreve programas em Python, não há necessidade de se preocupar com detalhes de baixo nível tais como manipular a memória utilizada pelo programa, etc.

Portável

Por ser uma linguagem de código aberto, Python foi portada (ou seja, modificada para funcionar) em muitas plataformas. Todos os seus programas em Python podem rodar em qualquer uma destas plataformas sem precisar de mudanças, desde que você seja cuidadoso o suficiente para evitar usar características que dependam do sistema.
Você pode usar Python em Linux, Windows, FreeBSD, Macintosh, Solaris, OS/2, Amiga, AROS, AS/$)), BeOS, OS/390, z/OS, Palm OS, QNX, VMS, Psion, Acorn RISC OS, VxWorks, PlayStation, Sharp Zaurus, Windows CE e até mesmo no PocketPC!

Interpretada

Isto requer uma pequena explicação
Um programa escrito em uma linguagem compilada como C ou C++ é convertido da linguagem de origem (C ou C++) para a linguagem que é falada por seu computador (código binário, ou seja, 0s e 1s) usando um compilador com vários flags e opções. Quando você roda o programa, o software linkeditor/carregador copia o programa do disco rígido para a memória e começa a executá-lo.
Python, por sua vez, não necessita de compilação para código binário. Você simplemente executa o programa diretamente do código-fonte. Internamente, Python converte o código-fonte em um formato intermediário chamado bytecode, o traduz para a linguagem nativa do seu computador e então o executa. Tudo isso, na verdade, torna Python muito mais fácil, uma vez que você não precisa se preocupar com a compilação do programa, certificar-se que as bibliotecas necessárias estão todas linkeditadas e carregadas etc, etc. Isto também torna seus programas em Python muito mais portáveis, já que você pode simplesmente copiar seu programa em Python em outro computador e executá-lo!

Orientada a Objetos

Python suporta tanto programação procedural (estruturada) quanto orientada a objetos. Em linguagens procedurais, o programa é construído com base em procedimentos e funções, que nada mais são que trechos reutilizáveis de programas. Em linguagens orientadas a objeto, com base em objetos que combinam dados e funcionalidade. Python tem uma maneira simples mas poderosa de implementar programação orientada a objetos, especialmente quando comparada a linguagens como C++ ou Java.

Extensível

Se você precisa que um trecho crítico de código seja executado com muita rapidez ou quer que parte de algum algoritmo não seja aberta, você pode codificá-los em C ou C++ e então usá-los a partir de seu programa Python.

Embarcável

Você pode embarcar Pyhton em seus programas C/C++ para fornecer funcionalidades de scripting aos usuários dos programas.

Bibliotecas Extensivas

A Biblioteca Padrão do Python (Python Standard Library) é de fato enorme. Ela pode ajudá-lo a fazer várias coisas envolvendo expressões regulares, geração de documentação, testes unitários, threading, acesso a bancos de dados, browsers web, CGi, FTP, e-mail, XML, XML-RPC, HTML, arquivos WAV, criptografia, GUI (Interfaces Gráficas com o Usuário), Tk e outras coisas dependentes do sistema. Lembre-se de que tudo isto está disponível onde quer que Python esteja instalado. Esta é a chamada filosofia das "Pilhas Incluídas" do Python.
Além da biblioteca padrão, existem várias outras bibliotecas de alta qualidade, tais comos wxPythonTwistedPython Imaging Library e muitas outras.

Resumo

Python é, de fato, uma linguagem poderosa e empolgante. Ela possui a combinação exata de desempenho e características que fazem escrever programas em Python uma tarefa fácil e divertida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top