Melhorar o desempenho do computador é fundamental para quem usa a máquina para jogar. Alguns upgrades na performance podem ser feitos por qualquer usuário com ou sem a ajuda de programas específicos. O TechTudo preparou algumas dicas para que os gamers possam estar sempre tinindo quando forem jogar mesmo os títulos mais pesados.

Confira 10 notebooks gamers que rodam jogos atuais


       Melhore sua máquina para jogar games (Foto: Douglas Mendes)

Antes de partir para as dicas mais avançadas, é necessário cobrir o básico. Se o computador estiver executando diversas tarefas ao mesmo tempo - como downloads, muitos programas abertos etc -, pode sobrecarregar o seu processador, o que leva a jogos rodando mais lentamente. Caso a máquina esteja ligada sem descanso há muitas horas, é bom desligá-la por alguns minutos. O excesso de informação na memória dificulta o funcionamento dos games.

Também é importante checar a presença de malwares. Uma das causas mais comuns para PCs lentos são programas maliciosos trabalhando no background, o que consome a memória e o processador. Essa checagem pode ser feita facilmente com auxílio de programas antivírus.

Softwares que melhoram o desempenho


Há muitos programas que podem ajudar a melhorar o desempenho do computador. Dentre os gratuitos, dois se destacam: o JetClean e o Razer Game Booster. O primeiro é um software de limpeza e organização, com algumas funções gratuitas, como a chamada “Performance Booster”, muito útil para gamers querendo dar aquele “up” a mais na capacidade de seu computador.

Já o Razer Game Booster foi desenvolvido especificamente para melhorar o desempenho da máquina para rodar jogos. Ele não trabalha com limpezas completas – apesar de fazer um escaneamento automático dos drivers e buscar por qualquer um que esteja desatualizado -, mas oferece um “boost mode”, que pode ser tanto ativado manualmente sempre que o usuário iniciar um dos jogos através do programa. A aplicação não identifica todos os títulos instalados nas máquina, mas é possível selecionar outros e adicionar à lista.

Você e seu computador


     Notebook Gamer Avell (Foto: Divulgação)

Além de usar softwares que ajudam a melhorar o desempenho do computador, o usuário também pode conferir alguns detalhes no hardware que auxiliam no processo de rodar games sem travamentos. É importante checar sempre se os drives est]ão atualizados. Ao esquecer de baixar os updates periódicos dos programas que "conectam" o PC às placas de vídeo, som, rede etc pdoe fazer com que esses componentes não. O Razer Booster, citado acima, pode fazer essa análise dos softwares desatualizados e, consequentemente, os downloads para o usuário.

Se o notebook é usado para jogos, verifique as configurações de energia. A maioria dos laptops tem, por padrão, um plano de energia “equilibrado”, a fim de oferecer o melhor entre tempo de vida da bateria e desempenho da máquina – o que é ruim quando se quer jogar. Para alterar a configuração, basta acessar, no Painel de Controle, a seção de “Opções de Energia” e selecionar “Alto Desempenho”.



            Ficar de olho na atualização de drives é importante (Foto: VG247)

Realizar uma desfragmentação de disco é outra ação fundamental: é como fazer uma faxina na casa, tornando mais fácil para o computador encontrar os arquivos que precisa utilizar mais rapidamente. Se o game for online, lembre-se de desligar programas que pesam na conexão. Dependendo da capacidade da Internet, talvez seja melhor fechar aplicações de torrents e de bate-papo, como o Skype. Para se comunicar com sua equipe existem, incluive, softwares muito mais leves.

Funções como IP Release, Renew e Flush DNS são simple e ajudam muito a melhorar a conexão e, muitas vezes, a resolver problemas de ping ou latência altos em jogos online. Para acessá-las no Windows, basta conferir os passos abaixo. É importante mante em mente que isso irá desconectar a Internet momentaneamente.

Passo 1. Aperte a tecla de Windows + R. Isso vai abrir o menu “Executar”. Digite CMD, e o prompt de comando vai abrir.

Passo 2. Digite ipconfig /release, e espere alguns segundos pela resposta.

Passo 3. Digite ipconfig /renew, e espere alguns segundos pela resposta.

Passo 4. Digite ipconfig /flushdns, e espere alguns segundos pela resposta.

Com todas essas ações feitas, seu computador certamente terá um desempenho melhor ao rodar jogos. Se a execução de algum título continuar a ocorrer de forma precária, existe sempre a chance de que sua máquina não atenda aos requisitos mínimos. Para descobrir, dê uma conferida no site oficial do game.



                Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com


Gleidson Romero
Sobre o AutorEstudante de Sistemas da Informação. Sabe tudo de tecnologia e inovação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top