Primeiramente vamos entender como uma array funciona.
Pensem num nome, vamos tomar como exemplo o meu, "Diego", agora como vocês podem ver, ele é uma String, pois você sabia que uma String é um array? sim, ela é um array, mais como assim um array? simples, se transformamos o meu nome dessa forma, vocês irão entender, olhem o código abaixo:

char meuNome[] = {'D','i','e','g','o'}

Agora se vocês analisarem essa linha de comando verão que eu criei um array de char, sim pessoal uma String nada mais é que um array de char, agora que você entendeu um pouco o que é uma String, vamos entender mais ainda.
Como vocês podem ver na imagem a cima eu criei 4 arrays, um de int, outro de String, outra de double, e um ultimo de boolean, lembrando pessoal que essa não é a unica forma de se criar uma array em java, essa é apenas uma das formas disponiveis. Agora para entender essas arrays, vamos levar em conta o seguinte

int nums[] = {10,20,30,40}

o que eu quero dizer com isso? De forma resumida eu quero que o programa faça isso: Crie uma Lista, chamada nums, e na sua posição [0], adicione 10, na posição [1] adicione 20, na posição[2] adicione 30 e na posição[3] adicione 40.
Agora antes que você me pergunte, mais por que na posição [0]? O Java pessoal, sempre começa a sua contagem na posição 0, nunca na posição 1(a não ser é claro que você queira que ele faça isso, o que não é esse caso), agora vamos para mais alguns exemplos.

Bom pessoal, vamos dizer que você foi contratado para fazer um programa que imprima todos os dados de uma (array) na tela, como iremos fazer isso?

Iremos criar um laço que se inicia em 0, por que em 0? lembram que o java começa a contagem a partir do 0?, Então, vamos começar a contagem do 0, nesse laço nós vamos usar o método "length" que retorna o tamanho da array, para fazer com que o código corra toda a array até ela chegar no ultimo valor.Observe o código abaixo para entender melhor.



Para alterar manualmente o valor de uma posição da array, é bem simples, é da mesma forma que você altera o valor de uma variável normal, a unica diferença é que aqui vamos informar a posição que queremos alterar, vamos entender melhor:

nums[posição que quer mudar] = novo valor;



Essa foi uma breve explicação sobre array em Java.



Diego Guimarães
Amante de Programação e de Games! Amante de Games e principalmente Programação e Tecnologia ;)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top