TW and Stock Android
Muitas pessoas não gostam da customização que a Samsung fez no sistema operacional Android, conhecida como TouchWiz UI. Dizem que ela tornou o sistema um tanto lento e, às vezes, é responsável por falhas. Porém, há também aqueles que a adoram, por conta de suas funcionalidades e opções únicas. Muitas delas até podem parecer desnecessárias com o passar do tempo, mas não há como negar que são interessantes.
Pois bem, nesse tutorial vamos lhe ensinar como aproveitar os recursos do TouchWiz e ainda sim utilizar, por exemplo, a CM10.1 no seu aparelho Galaxy S4 4G (i9505).

Antes de começar:

  • Importante! Esse tutorial foi pensado apenas para o Galaxy S4 4G modelo i9505. As ROMs aqui indicadas são apenas para o modelo informado, porém os aplicativos de Dual Boot funcionam em qualquer ROM para o Galaxy S4.
  • Esse tutorial é para usuários intermediários e avançados. Não prossiga se tiver dúvidas ou não souber exatamente o que está fazendo.
  • Leia o tutorial inteiro antes de começar!
  • Este procedimento foi testado com sucesso pelo autor. Ainda assim, não nos responsabilizamos por eventuais danos causados ao aparelho;
  • Esse procedimento irá invalidar a sua garantia. Logo, faça-o com ciência desta condição;
  • Após o início do procedimento, todos os dados do seu aparelho serão perdidos, inclusive fotos, músicas e aplicativos.

Requisitos

  • Custom Recovery (CWM);
  • Acesso Root;
  • Remover Bloatware;

1) Instalando Custom Recovery

Para poder utilizar uma Custom ROM é necessário instalar um Custom Recovery no seu aparelho. Recomendamos a utilização do CWM.
Uma vez instalado o CWM, começamos o processo. O primeiro passo é definir quais ROMs você gostaria de utilizar como primária e como secundária. O desenvolvedor desse MOD está aos poucos adicionando suporte para mais e mais ROMs, porém as mais conhecidas já são suportadas, como a CyanogenModGoogle Play EditionParanoid Android, etc… e é claro stockROMs e stock based ROMs.

2) Removendo Bloatware

Se a ROM primária escolhida for TocuhWiz, você deverá antes remover Bloatware, caso contrário as duas ROMs não caberão na partição /system de seu aparelho.
Você poderá remover o Bloatware seguindo esse tutorial do site  Showmetech (Tutorial Removendo Bloatware).
Ou, se desejar, poderá instalar uma ROM completamente limpa.  Caso decida por outra ROM, lembre-se que o acesso root é obrigatório!
  • Tópico no XDA da ROM TW Limpa: ROM TW Limpa;
  • Link direto da XXUBMH1: XXUBMH1;
  • WiFi Fix para XXUBMH1: WiFi Fix XXUBMH1 (Caso tenha problemas no WiFi, use o Odin adicionando esse arquivo como PHONE);
  • Aplicativos removidos: Aplicativos Removidos (Caso queira restaurar algum app da ROM da Samsung, copie somente os apks desejados e cole na pasta /data/app);

3) Instalando o aplicativo de Dual Boot

Agora o próximo passo é instalar o aplicativo que fará a troca entre ROMs. O tópico completo para acompanhamento das atualizações no XDA é esse: Dual Boot no XDA.
Dual Boot Switcher app: DualBootSwitcher.apk
3.1) Instale esse app em seu Galaxy S4 (Já com o Bloatware removido ou com uma ROM TW limpa).
3.2) Abra o aplicativo e selecione “Set current kernel as… Primary ROM’s Kernel”. O acesso root será solicitado e você deverá concedê-lo.
Aplicativo Dual Boot Switcher
Aplicativo Dual Boot Switcher
O que você acabou de fazer foi definir que o Kernel atual será utilizado para a ROM primária, que nesse caso foi a TouchWiz.

4) Preparando a ROM secundária para instalação

4.1) Baixe a ROM Secundária que desejar (desde que ela seja compatível, como informado nesse tutorial). 
4.2) Baixe o Dual Boot Patcher aqui: Dual Boot Patcher (A versão atual é a 1.14. Nesse tutorial, foi utilizada a versão para Windows).
4.3) Separe os arquivos da CM que utilizará como secundária, bem como o arquivo do GAPPS. Clique neles (um de cada vez) e arraste até o arquivo “patch-file.bat”. Aguarde o término da operação e um arquivo com o mesmo nome porém com o final “_dualboot.zip” será criado. Faça o mesmo com o GAPPS.

5) Instalando a ROM secundária

5.1) Simplesmente copie os arquivos com a terminação “_dualboot.zip” para o seu aparelho e instale-os normalmente pelo CWM. Então reinicie o aparelho, você verá que ele iniciará na ROM secundária.
5.2) Instale o aplicativo “Dual Boot Switcher” na ROM secundária. Abra o aplicativo e selecione “Set current kernel as… Secondary ROM’s Kernel”. O acesso root será solicitado e você deverá concedê-lo.
5.3) Pronto. Toda vez que quiser trocar de ROM, basta entrar no aplicativo “Dual Boot Switcher” e escolher a ROM primária ou secundária, e depois reiniciar o aparelho.

Dicas

Certifique-se que o acesso root foi concedido e o que você configurou corretamente o kernel para cada ROM. Caso algo tenha dado errado, você não conseguirá retornar para a ROM anterior e terá que começar tudo denovo.
Para atualizar a ROM secundária, basta fazer o “patch” da ROM e GAPPS, e instalar novamente pelo CWM.
No CWM temos as opções de “wipe cache”, “wipe data”, “wipe system”, etc… Elas servem, para esse caso, apenas para a ROM primária. Para realizar todos esse processos, o desenvolvedor do Dual Boot criou o DualBootUtilities. Basta fazer o flash pelo CWM.
Eles podem ser baixados aqui: DualBootUtilities.
Mais explicações e possibilidades de combinações de ROMs podem ser encontradas no Tópico oficial do Dual Boot.
Este tutorial foi extraído do forum Xda Developers e do site showmetech.



          Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com

Confira mais Curtindo nossa pagina do facebook



0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top