O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação criado para transportar informações de gerência de rede entre os dispositivos gerenciados e os sistemas de gestão de redes, ele possibilita que administradores de rede gerenciem o desempenho da uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos como roteadores, switches, dispositivos wireless e servidores.

Os administradores de redes conseguem visualizar o status atual da rede, manter um histórico de atividades, bem como receber avisos de forma imediata para ajudar na resolução de problemas.

A primeira versão do SNMP foi adotada como padrão em 1989 e quatro anos depois teve uma atualização para a versão 2. O SNMPv2 (versão 2) fornece gerenciamento de rede centralizado e distribuído incluindo aprimoramentos na sua estrutura e gerenciamento. Ambas as versões 1 e 2 do SNMP não são seguras.

O SNMPv3 (versão 3), foi criado para solucionar as questões de segurança, fornecendo acesso seguro às informações de gerenciamento por meio de autenticação e criptografia de pacotes.

Embora os recursos do SNMP sejam potentes para lidar com questões que envolvem o gerenciamento de redes heterogêneas o SNMP é um protocolo simples, com finalidade única: Transportar as informações de gerenciamento.

A topologia de uma rede gerenciada por meio de SNMP inclui 03 (três) elementos:


Dispositivos Gerenciados: São os dispositivos da rede que serão gerenciados e que possuem suporte ao protocolo SNMP, exemplo: roteadores, switches, dispositivos wireless, servidores entre outros.


Agentes: Módulos de software que armazenam informações dos dispositivos gerenciados (roteadores, switches...) em uma base de informações altamente estruturada conhecida como MIBs. Em um roteador você pode ler a quantidade de pacotes que passam por uma interface, estes dados são armazenados pelos agentes em uma base local (MIBs) dentro do próprio roteador. Estes agentes também podem armazenar informações como quantidade de processamento, ocupação de memória, temperatura do dispositivo, quantidade mensagens de erro, número de bytes e de pacotes recebidos e enviados, quantidade de mensagens de broadcast enviadas e recebidas entre ouras varáveis de gerenciamento.


Sistemas de Gestão de Redes (NMS - Network-Management Systems): Sistema responsável pelo monitoramente e controle dos dispositivos gerenciados. Permiti que os administradores de redes visualizem as informações de leitura SNMP, seja por meio de gráfico, tabelas, relatórios, alertas por email ou envio de sms. Como exemplos de NMS podemos citar: MRTG, Cacti, Nagios, PRTG, CiscoWorks entre outros.

Arquitetura de uma rede gerenciada por meio de SNMP:


O SNMP utiliza na camada de transporte o UDP (User Datagram Protocol) com as portas 161 e 162, para realizar a comunicação entre a NMS e os Dispositivos Gerenciados.

Existem 03 (três) tipos de mensagens comuns durante o processo de gerenciamento:


Get (obter) – Permite que a estação de gerenciamento recupere o valor de objetos MIB do agente;


Set (definir) – Permite que a estação de gerenciamento defina o valor de objetos MIB do agente;


Trap (armadilha) – Permite que o agente notifique a estação de gerenciamento sobre eventos significativos.

As NMS e os dispositivos gerenciados devem ser configurados com uma sequência de caracteres conhecida como “community string”, esta seqüência de caracteres (case sensitive) tem como função identificar o grupo de equipamentos. Se a “community string” da NMS for diferente da “community string” do dispositivo gerenciado a leitura SNMP não vai acontecer.

Alguns fabricantes de equipamentos alteram os nomes da comunidade para reduzir o risco de atividade maliciosa e o uso não autorizado do serviço SNMP, na maioria das vezes os fabricantes utilizam a palavra “public” como padrão. Então se você quer realizar a leitura da largura de banda do seu roteador ASDL e ele não tem uma interface de configuração para você atribuir a “community string”, tente fazer a leitura utilizando a palavra “public”.



Via Cisco CCNA




       Enviem-nos suas críticas, dúvidas e sugestões para ti.info.brazil@gmail.com



Confira mais Curtindo nossa pagina do facebook








Gleidson Romero
Sobre o AutorEstudante de Sistemas da Informação. Sabe tudo de tecnologia e inovação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top