Nada melhor que começar a carreira guiado por profissionais experientes, não é? Com base em uma matéria da Revista Exame, selecionamos e listamos as 10 melhores dicas para você que quer iniciar carreira de sucesso na TI:

1 - Escolha um curso adequado

Os cursos técnicos, tecnólogos e superiores podem ser opções para aprender sobre a área de TI com professores capacitados. Após conseguir o diploma do ensino superior, é possível fazer o "aproveitamento de estudos", que consiste em começar outro curso e eliminar algumas matérias. Segundo Bruno Tardin Badini, diretor da Vertigo Tecnologia, empresa e consultoria de TI, "os interessados em cursar uma faculdade de TI podem dedicar parte do seu tempo para aprender as linguagens de programação Java e dotNet paralelamente ao curso pois, hoje, elas são as principais". Na TI existem várias áreas em que o profissional pode desenvolver suas capacidades e interesses de estudo podendo seguir carreira nas áreas de Desenvolvimento de SistemasRedes e TelecomSegurança da InformaçãoProcessos e ProjetosWeb Banco de Dados entre outras.


2 - Estude bem


Antes de fazer as inscrições para os vestibulares e outros cursos de TI, é importante checar o conteúdo das provas e gabaritos anteriores nos sites das instituições.

3 - Procure um estágio

É legal procurar faculdades que fazem parcerias com grandes empresas de TI. Vale lembrar que estes acordos não têm como objetivo somente o estágio. As parcerias viabilizam a atualização do conteúdo das aulas e permitem oferecer cursos de certificações com preços mais baixos. Às vezes, é possível participar de intercâmbios nos Estados Unidos e em outros países.


4 - Aprenda a falar inglês


Saber inglês é fundamental para lidar com as ferramentas e, após a conclusão do curso, você terá um diferencial na hora de atender possíveis clientes que estão no exterior. Nesta área, existe muito conteúdo de estudo em Inglês que servem de apoio aos profissinais e o domínio da língua irá facilitar o aprendizado e a pesquisa nos termos técnicos

5 - Busque se destacar no mercado

Com o mercado em constante crescimento e com grande quantidade de novos profissionais se formando, ter destaque se faz necessário para que uma boa vaga seja garantida. Para que isso aconteça, além de ter um bom curriculum é importante certificações de TI na área pretendida. Certificações como ITIL, Cobit, Cloud, Green IT, compTia entre outros são importantes e em muitos casos os salários chegam a ser 15% maiores do que profissionais que não possuem certificações.

Para o profissional que quer seguir carreira em desenvolvimento é interessante que a pessoa conheça o sistema operacional Android, baseado em Java, e iOS, da Apple, pois estas duas plataformas são promissoras.

Projetos feitos em sala de aula ou mesmo estudando em casa são importantes como material de apoio e portfólio.Além da experiência que trazem, demonstram o empenho e dedicação à area.

6 - Curiosidade não mata

Segundo o diretor da Locaweb, uma das características principais que um iniciante deve ter em TI é curiosidade. “Eu dispenso das seleções de emprego os profissionais que dizem que nunca programaram porque nunca tiveram uma oportunidade. Não há desculpa para isso ocorrer. Hoje, há muito conteúdo disponível na internet. Há apostilas e tutoriais de todas as linguagens, além de aulas em sites de vídeo como o YouTube. Estas são ótimas oportunidades para colocar o conhecimento em prática”, afirma.

7 - Avalie se você necessita de um diploma

Uma pessoa interessada em TI e que costuma ler e estudar um vasto conteúdo na internet, seja sobre linguagens, sistemas ou até manuais técnicos,  pode conseguir uma vaga em TI, mesmo que não tenha um diploma de graduação. Tudo isso vai depender do aprofundamento deste conteúdo. E também existe a possibilidade de ser um profissional capacitado, mesmo sem "diploma", mas com uma certificação técnica, seja na área que for: Desenvolvimento de Sistemas, Redes e Telecom, Segurança da Informação, Processos e Projetos, Web e Banco de Dados entre outras.

8 - Foco no networking

Para se familiarizar na área, é importante participar de eventos do setor, procurar palestras sobre o assunto, manter contato com profissionais experientes e fazer cursos profissionalizantes para aprimorar ainda mais o conhecimento.

9 - Vagas na internet

As vagas para a área de TI estão espalhadas por sites especializados. Há também os fóruns e comunidades de redes sociais. O importante é que o iniciante mantenha o Linkedin atualizado e crie um site para servir de portfólio. Com isso, ele poderá oferecer e mostrar seus projetos para o mercado.

10 - Prefira empresas que oferecem treinamentos

É bem comum nas empresas jovens e inovadores a contratação de pessoas que ainda não possuem muita experiência na área de TI e que são aprendizes ainda em formação. Havendo internamente a capacitação, treinamento nas tecnologias mais recentes e promissoras, não existe problema algum.

E aí, está pronto para começar sua jornada? Ou ainda corrigir sua atuação? Ainda dá tempo de melhorar a estratégia e ingressar na área muito bem. Como você viu pelas dicas dos especialistas, na maioria das vezes, só depende do seu esforço.


Fontes e 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top