Há uma lista enorme de cursos online e sites relacionados a ciência da computação e linguagens de programação. Mas uma boa parte deles está disponível só em inglês, o que pode tornar as coisas mais complicadas – mesmo para quem consegue entender bem o idioma. Por isso, selecionamos desta vez 10 fontes de material sobre o assunto, todas gratuitas e traduzidas para o português, entre sites e aulas que podem ser acompanhadas no seu ritmo. Confira a seguir.




Codecademy

Com versão em português lançada no fim de maio deste maio, o Codecademy é uma das mais populares plataformas de ensino. Os cursos gratuitos – que partem do básico e vão até o avançado – de HTML e CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e Ruby não são acompanhados de vídeos, apenas de textos com instruções. Elas aparecem à esquerda, enquanto à direita você pode escrever os códigos seguindo os passos apresentados. Há ainda três opções de projetos, que podem ser concluídos em menos tempo e ajudam a colocar os conhecimentos em prática.



Para saber mais, Codecademy.


Microsoft Virtual Academy

Mais focado em produtos da Microsoft, a “universidade” virtual e aberta da empresa traz vários tutoriais em português voltados para o desenvolvimento de aplicações de Windows 8 e Windows Phone – ou simplesmente Windows. O site também traz treinamentos tratando de data centers, nuvem e mobilidade empresarial, entre outros assuntos.


Para saber mais, Microsoft Virtual Academy.

CursoEmVídeo

Iniciativa brasileira do professor carioca Gustavo Guanabara, o CursoEmVídeo traz aulas sobre HTML5, Algoritmos, PHP e Photoshop Creative Cloud. Todas podem ser acompanhadas de graça diretamente pelo YouTube ou no site, que exige um cadastro, mas oferece uma série de materiais para consultar no decorrer do curso.


Para saber mais, Curso em Video.

Ciência da Computação 101

Os sites já mencionados até dão uma introdução e um contexto antes de entrarem de vez no assunto das aulas. Mas se você quer algo mais abrangente, o curso “Ciência da Computação 101” do Coursera pode ser um bom ponto de partida. Como o nome sugere, as aulas se propõem a ensinar, inicialmente, o básico da ciência da computação para quem entende bem pouco e realmente precisa de uma introdução no tema, mas podem ser úteis mesmo para quem o entende razoavelmente bem. O curso, gratuito e ministrado pelo professor Nick Parlante, da Universidade Stanford, não tem data e nem hora para começar, e a ideia é que você o faça no seu ritmo mesmo. O áudio dele está em inglês, aliás, mas há a opção de legendas em português, que pode ser ativada no próprio vídeo.



Para saber mais, Coursera.


Desenvolvimento de Games em HTML5

Da mesma forma que o curso de ciência da computação, este de desenvolvimento de games em HTML5 pode ser feito no ritmo do aluno. Ministradas por dois funcionários do Google no Udacity, as lições gratuitas são focadas nos principais pontos envolvidos na criação de um jogo. Elas estão longe de ser básicas, no entanto, e por isso é começá-las tendo algum conhecimento prévio – que pode ser adquirido no Codecademy ou no CursoEmVídeo, ambos já mencionados. O áudio, assim no caso do curso do Coursera, está em inglês, mas há a opção de adicionar legendas em português.


Para saber mais, Udacity.

Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Web Mobile

Também com legendas em nosso idioma, os dois cursos focam na construção de um blog, mas não daqueles mais simples – e de “experiências mobile”. O primeiro, de desenvolvimento web, é ministrado pelo cofundador do Reddit, enquanto o segundo, de web mobile, tem dois funcionários do Google como professores. O conteúdo, assim como o das aulas de criação de games em HTML5, é mais avançado, e por isso é bom ter um pouco de experiência. Aliás, vale mencionar que os dois cursos dão acesso gratuito apenas aos vídeos e aos exercícios, e você pode pagar para receber o apoio de treinadores e um certificado autenticado.


Para saber mais, clique Udacity ou aqui.

História da Internet, Tecnologia e Segurança

Dos cursos básicos do Coursera, traz vídeos em inglês (com legendas em português) tratando da história da internet, da tecnologia e da segurança, como o nome sugere. É interessante para curiosos e para quem precisa de um contexto, já que começa lá na década de 40. As aulas passam depois pela primeira internet (entre 60 e 90), pela World Wide Web (na década de 90) e pelo crescimento da rede (entre 95 e 2000). Depois, parte para alguns conceitos um pouco mais técnicos sobre pacotes, aplicações em rede e proteção de informações, até culminar em uma “prova final”. As aulas, no entanto, já exigem um pouco mais de dedicação – elas exigem de 3 a 5 horas de estudo por semana e começam no dia 6 de outubro, terminando só em 22 de dezembro. E se você quiser um certificado reconhecido, é preciso desembolsar 39 reais.



Para saber mais, Coursera.


Buscas na Web


Já quis entender melhor como os sistemas de busca funcionam? Pois esta coletânea de vídeo-aulas do Veduca, acessíveis gratuitamente e com legendas em português, pode ajudar. Já um pouco “antigas”, as palestras são ministradas por Sergey Brin, Bradley Horowitz (então diretor do Yahoo! e hoje no Google) e Peter Norvig (também do Google), entre outros nomes, que falam de suas experiências e dão algumas valiosas explicações que vão exigir um tanto de conhecimento técnico, no entanto. O site não oferece materiais complementares, mas dá um espaço para anotações.



Para saber mais, Veduca.


Programação Básica

Seguindo um pouco a linha do Codecadamy, mas com mais vídeos, o treinamento da Khan Academy dá uma introdução bem básica sobre linguagens de programação antes de partir para aulas mais avançadas que focam especialmente JavaScript. Os clipes têm opção de legendas em português e servem apenas como a base do curso todo, que ainda inclui um “laboratório” para criar programas com base nos ensinamentos, uma galeria com apps criados por outros alunos e um fórum para discussão.



Para saber mais, Khanacademy.


Criptografia e teoria da informação

O segundo curso em português oferecido pela Khan Academy se destaca pelo foco na criptografia e em sua história, partindo da cifra de César para chegar à RSA e aos algoritmos aleatorizados. As aulas ainda incluem um pouco de teoria da informação e alguns desafios de criptografia que podem quebrar sua cabeça. O material está em português e os vídeos têm legendas em vários idiomas (inclusive o nosso), o que facilita bastante o entendimento.



Para saber mais, Khanacademy.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger TemplateTI INFO BRASIL © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top